É normal esquecer?

Todos já se perguntaram pelo menos uma vez na vida se é normal esquecer, e a resposta é: sim, até certo ponto é normal e natural, desde que isso não afete o dia-a-dia do indivíduo ou apresente piora progressiva.

Transtornos de humor e ansiedade, distúrbios do sono (como insônia e apneia do sono) e dores crônicas são condições que podem estar associadas a pior desempenho na memória, atenção e raciocínio. Nestes casos, o primeiro passo é tratar adequadamente cada um destes fatores enquanto se pesquisa a presença de doenças relacionadas à perda de memória, como a Doença de Alzheimer.

E quais são os sinais de alerta para considerar que algo mais sério pode estar acontecendo?:

• Dificuldade para localizar-se em lugares familiares ou não reconhecê-los;

• Dificuldade em acompanhar notícias na televisão ou uma conversa;

• Esquecer os principais detalhes de fatos recentes com muita frequência;

• Dificuldade em recordar-se de nomes ou reconhecer pessoas com quem tenha contato frequente;

• Repetir-se com frequência sem perceber, como contar a mesma história ou fazer a mesma pergunta várias vezes.

A presença de um desses sinais revela a necessidade de procurar ajuda médica. Nesse caso, o neurologista é um profissional adequado para realizar uma investigação completa do quadro, partindo de dados clínicos coletados em consulta, somados a exames complementares que devem ser avaliados individualmente.

A melhor maneira de prevenir problemas de memória e raciocínio é manter atividades que exercitem o cérebro, além de um estilo de vida saudável por meio de uma alimentação balanceada, atividade física regular, boa qualidade do sono, manejo adequado de estresse e ansiedade e bom controle de fatores de risco vasculares, como diabetes, pressão alta, tabagismo e colesterol alto.

Para mais orientações, procure um profissional especializado.

Você tambem pode se interessar por:

O que é demência?

Demência é o termo utilizado para descrever o declínio no funcionamento cognitivo de um indivíduo, envolvendo funções como memória, atenção, raciocínio, linguagem, funções visuoespaciais e

Saiba mais