Segunda causa de morte no mundo e primeira no Brasil, o AVC é uma doença evitável com controle de seus fatores de risco, como hipertensão, diabetes, colesterol elevado, arritmia. Indivíduos que já sofreram AVC têm risco elevado de serem novamente acometidos e, por isso, devem ser extensamente investigados para definir a causa do evento e a melhor estratégia para prevenir novos episódios.
O AVC pode ser dividido em isquêmico e hemorrágico. As principais causas do AVC isquêmico são placas de gordura nas artérias (aterosclerose), arritmias (principalmente fibrilação atrial) e hipertensão arterial levando à doença de pequenas artérias cerebrais. Já o AVC hemorrágico ocorre mais comumente por picos de hipertensão arterial e ruptura de aneurismas.
Possíveis sequelas do AVC incluem limitações motoras, cognitivas, visuais, dificuldade de deglutição e fala, entre outras. A reabilitação deve ser realizada desde o início por equipe multidisciplinar capacitada (fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional).
Você tambem pode se interessar por:
AVC não tem tratamento? MITO!
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma emergência médica que pode ser tratada de maneira eficaz, desde que o paciente receba atendimento rápido em serviço